domingo, 5 de março de 2017

Região sul

Região sul

Júlia 21, Ana Beatriz 02


  A região Sul do país é a menor entre as cinco regiões do Brasil e possui uma população com mais de 29 milhões de habitantes. É formada por três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que ocupam uma área de 576.773,368 km², de acordo com o IBGE.
  Os estados pertencentes ao Sul estão bem colocados quando se verifica os indicadores de saúde, taxa de mortalidade, qualidade de vida e educação. Muito influente na economia do país, sofreu influências dos imigrantes vindos da Itália e Alemanha e possui IDH e PIB bastante satisfatórios. Seus estados fazem fronteira com Uruguai, Argentina, Paraguai, Região Centro-Oeste e Região Sudeste.
As principais cidades, em que estão concentradas grandes populações estão Curitiba, Porto Alegre, além das cidades do Vale do Rio Itajaí.

Relevo do Sul

O relevo da região sul se destaca pelo planalto, além das planícies e da campanha gaúcha. As formas de relevo que mais se destacam são:
  • Planalto Atlântico (Cristalino) - presente em grande parte do Paraná, formando a Serra do Mar e também uma pequena área de Santa Catarina;
  • Planalto Meridional - pode ser dividido em Planalto Arenito-Basáltico e Depressão Periférica. Ocupa grande parte do sul brasileiro.

Clima do Sul

O clima que predomina no sul do Brasil é o subtropical, porém há variações. Sendo uma região fria, no inverno, podem receber geadas ou mesmo neve, em algumas partes dos estados, principalmente onde os planaltos são mais elevados, como no estado de Santa Catarina. Com estações do ano que variam, as chuvas são constantes durante o ano, apenas no norte do Paraná, há ocorrência delas no verão.

Hidrografia do Sul

Com um grande potencial hidrelétrico, fazem parte da hidrografia do sul, as Regiões Hidrográficas das Bacias do rio Uruguai, do Paraná e do Atlântico Sul. As principais bacias são:
  • Bacia do Rio Paraná - localizada na Usina Hidrelétrica de Itaipu (divisa com Brasil e Paraguai). Essa usina foi construída no Rio Paraná, em cooperação entre o Brasil e o Paraguai e é uma das mais importantes usinas do país;
  • Bacia do Rio Uruguai - abrange municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai.
Os principais rios são o Paraná, o Uruguai, o Jacuí, o Itajaí e o Pelotas.

Vegetação do Sul

A vegetação da região sul é variada, sendo constantemente associada ao Pampas Gaúcho e a Mata das Araucárias, esta por sua vez, sofreu grande devastação com a expansão agrícola e o desmatamento. Encontra-se nas áreas mais elevadas dos planaltos, com espécies como o pinheiro-do-Paraná, erva-mate, dentre outras plantas.
Já os campos sulinos, também conhecidos por Pampas, Pradarias, Campos do Sul e Campanha Gaúcha são formados pelos campos meridionais, sendo os campos do planalto que ocupam o Paraná até o norte do Rio Grande do Sul, além dos campos da campanha localizados nos pampas com uma vegetação formada por ervas rasteiras e coxilhas (tipo de relevo). No litoral é marcada por uma vegetação costeira em praias, restingas e mangues.

Economia do Sul

A economia do sul está apoiada no setor industrial e na agropecuária. A agricultura, por exemplo, agrega várias técnicas modernas de cultivo. Já uma atividade ligada a área industrial são as agroindústrias, empresas que industrializam produtos agropecuários. É uma atividade que se desenvolveu nas últimas décadas e pode ser encontrada nas áreas metropolitanas da cidade de Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e no nordeste de Santa Catarina.
Além disso, na agricultura, grande parte das atividades são realizadas em pequenas propriedades, com a prática da policultura. Dentre os principais produtos cultivados estão: o milho, a uva, a maçã, o café, a batata, o feijão e a cebola. Há também o destaque para a monocultura, em especial, para o cultivo de soja, arroz, trigo, etc.
Outra área importante é a pecuária, sendo comuns a criação de bovinos, suínos e ovinos. Rebanhos de linhagens europeias, como o charolês e o hereford são um exemplo disso. No oeste de Santa Catarina e Paraná, ocorre a suinocultura, além da exploração de madeira de pinho, através do extrativismo. Ainda no sul do estado de Santa Catarina, ocorre a exploração de carvão mineral, onde estão localizados grande parte dos frigoríficos que abastece o mercado interno e externo.

Cultura e Comidas Típicas do Sul

Na cultura, uma das atrações, são as festas populares e manifestações com características europeias, tais como a Oktoberfest (Blumenau - SC) e a Festa da Uva (Caxias do Sul - RS). Dentre as danças típicas, estão as famosas Dança Gaúcha, Chula, Pau-de-Fita e o Fandango. Os sulistas tem em seu cardápio comidas típicas como arroz carreteiro, churrasco, o chimarrão, o barreado, o pinhão e o peixe com pirão.
 Os povos indígenas como os carijós, os guaranis e os kaingangs foram os primeiros habitantes do sul. Durante a colonização do Brasil, a região estava fora do domínio de Portugal, porém outras regiões como o Nordeste e o Sudeste já haviam sido ocupados durante o século XVI e XVII. O povoamento do sul começou principalmente nos séculos XIX e XX.