quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017
A REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO
A formação das metrópoles está diretamente associada a um processo correspondente de constituição das regiões ou áreas metropolitanas, que são, basicamente, um conjunto de cidades-satélites aglomeradas em torno de uma metrópole, mantendo com ela um grande fluxo de capital, mercadorias, pessoas e equipamentos. Em muitos casos, essa união acontece no âmbito físico do espaço urbano, formando cidades coligadas estendidas uma em relação à outra, em um processo conhecido como conurbação.
Exemplos de alguns problemas ambientais e sociais da Região metropolitana do Rio De Janeiro:
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/11/garis-retiraram-16-toneladas-de-lixo-da-praia-de-copacabana-no-feriado.html |
AS TRÊS PARTES DO AGRONEGÓCIO
- Agronegócio é toda relação comercial ou industrial que envolva a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. No Brasil o termo agropecuária é usado para definir o uso econômico do solo para o cultivo da terra associado com a criação de animais.
O CICLO DO AGRONEGÓCIO
O CICLO DO AGRONEGÓCIO
O agronegócio (também conhecido como agrobusiness) é o conjunto de negócios que tem alguma relação com agricultura e pecuária dentro do ponto de vista econômico.
O estudo do agronegócio costuma-se dividir em três partes:
Na primeira parte os negócios à montante da agropecuária, ou da "pré-porteira", representados pela indústria e comércio que fornecem insumos para a produção rural, como por exemplo os fabricantes de fertilizantes, defensivos químicos e equipamentos.
Na segunda parte trata-se dos negócios agropecuários. Mais conhecido como "dentro da porteira", que representam os produtores rurais, sejam eles pequenos, médios ou grandes, constituídos na forma de pessoas físicas (fazendeiros ou camponeses) ou de pessoas jurídicas (empresas).
E na terceira parte se encontram as atividades à jusante dos negócios agropecuários, ou de "pós-porteira" (termo mais conhecido) , onde estão a compra, transporte, beneficiamento e venda dos produtos agropecuários até o consumidor final. Nesta definição se enquadram os frigoríficos, as indústrias têxteis e calçadistas, empacotadores, supermercados, distribuidores de alimentos.
FONTES DE PESQUISA: WIKIPÉDIA; GOOGLE IMAGENS
Assinar:
Postagens (Atom)