sexta-feira, 22 de julho de 2016

influências no Brasil

A influência européia 

A Europa colocou suas influências na língua,  a partir do jeito que falamos, ou seja ,nos ajudou a formar o português do brsil junto com outras cultura. 

A influência africana 

Acarajé, chuchu e cururu, são exemplos de comidas de influência africana, que as escravas cozinhavam.


A influência indígena

Os indígenas ajudaram a nossa cultura compartilhando o flocore, por exemplo, o curupira que tinha o pé para trás e protegia a floresta assustando os portugueses.
      

quarta-feira, 20 de julho de 2016

                       Influências africanas
A cultura africana veio para o Brasil com os escravos na época da colonização, porém essa cultura também tinha suas diferenças, não foi apenas um grupo ou uma religião que veio ao Brasil, os principais grupos foram bantos, nagôs e jejes.

As crenças religiosas desses grupos deram origem à diversas religiões afro-brasileiras, incluindo o Candomblé, que é uma religião baseada no culto aos orixás. 
ESTHER OLIVEIRA-13

 

Na música temos uma maiores influências africanas, o ritmo das músicas africanas deram origem a boa parte dos ritmos da música popular brasileira, como o maxixe, choro, bossa-nova, mas principalmente, o samba, que é o maior cartão-postal do Brasil e o ritmo musical do Carnaval.
ELLEN CHAAD-12

 A Capoeira que inicialmente era utilizada como defesa e passou a ser uma dança teve sua origem nos escravos africanos. Além de alguns instrumentos musicais como o berimbau, o afoxé e o agogô.

 



GIOVANNA NOVELLO -16
Influências indígenas
Antes dos Portugueses chegarem ao Brasil em 1500, milhares de populações indígenas já viviam na região do Brasil. Mas com a chegada dos Portugueses a cultura indígena, e os próprios índios, foram reprimidos com a ação da catequese a escravidão, porem isso não fez com que essa cultura continuasse e influenciasse a cultura de hoje em dia. 
 O folclore brasileiro atual tem diversas criaturas que vieram de histórias dos povos indígenas, como por exemplo o curupira, o saci-pererê, a lenda da vitória-régia,o boitatá e a iara .
ESTHER OLIVEIRA-13


Várias palavras da língua portuguesa atual tiveram origem em línguas indígenas como o tupi-guarani, palavras como canoa, pereba, pipoca vieram de línguas indígenas. A língua tupi deu origem a uma língua geral falada no interior do Brasil em meados do século XVIII, que era falada pelos bandeirantes que partiram para o interior brasileiro.
 
ELLEN CHAAD-12

Na culinária brasileira diversos frutos que começaram a ser utilizados pelos índios passaram para a nossa culinária e tiveram grande influencia, os principais são a mandioca, a erva-mate, o açaí e a jabuticaba, além do pirão.
GIOVANNA NOVELLO-16 
 
 

                        Influências europeias

        Uma das principais influências na cultura brasileira foi a cultura europeia.

    Uma grande influência deixada pelos portugueses aqui foi a religião católica que foi trazida logo no inicio da colonização e implantada no Brasil. E hoje é a religião com maior número de devotos no Brasil.
Giovanna Novello- 16
 
 
     Outra influência que é claramente percebida até os dias dehoje é na culinária brasileira, pratos como a feijoada tiveram uma influência portuguesa e outros como os pratos com bacalhau foram incorporados a culinária do Brasil. Além disso, diversos frutos e plantas, naturais de Portugal, foram trazidas ao Brasil para serem plantadas aqui e com isso passaram a ser utilizadas nas comidas brasileiras, como por exemplo a jaca e a manga.
 

ESTHER OLIVEIRA-13

     Diversas festas e mitos, muito comuns no Brasil hoje em dia, foram influenciados pelas histórias portuguesas, entre eles o carnaval e a festa junina. Além do bumba-meu-boi, cuca, o bicho-papão e o lobisomem que também tem influências portuguesas. Diversas danças também vieram de Portugal, entre elas o carimbo, dança típica do Pará. 
ELLEN CHAAD-12

 
 
 




                      Um pouco mais sobre a ida ao horto

       Nós fizemos o plantio em caixas, como de leite, suco e etc. Antes de colocarmos terra e as sementes, fizemos alguns furos no fundo da caixa para que com eles a água pudesse escorrer.
Utilizamos a terra do próprio horto, colocamos a sementes que foram trazidas de casa por nós e regamos.
Após esses dias nós acompanhamos o crescimento das nossas plantações semanalmente.


       

domingo, 17 de julho de 2016

UMA IDA AO HORTO

Uma ida à um lugar relaxante, onde podemos ter um maior contato com a terra e aprender mais sobre o meio ambiente.

Plantamos sementes de algumas mudas e tivemos uma boa aula ao ar livre lá. Foi uma aula bem diferente, onde conseguimos aprender a matéria na prática e entendê-la de melhor jeito. Foi bem legal.

domingo, 12 de junho de 2016

                    A MATA ATLÂNTICA
     A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ocupa, atualmente, uma extensão de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. É umas das mais importantes florestas tropicais do mundo,apresentando uma rica biodiversidade.
      É bem diferente de sua vizinha mais famosa, a Floresta Amazônica. É também úmida , mas não é tão quente como a outra, tendo a temperatura variando entre 14-21ºC.
       AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
- Presença de árvores de médio e grande porte.
- Rica em biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais.
- Fauna rica com presença de várias espécies de mamíferos,anfíbios,aves,insetos,peixes e répteis.
- As árvores de grande porte formam microclima na mata, fornecendo a sombra e umidade.




MAPA DA MATA ATLÂNTICA

                                                          TOPÔNIMOS

Antes do descobrimento do Brasil pelos portugueses em 1500, já viviam ali populações de nativos,em grande parte falantes de línguas pertencentes à família linguística tupi-guarani.
Esta língua em especial,gerou muitos dos atuais topônimos brasileiros. Os topônimos indígenas são nomes dados a cidades,estados, e locais geográficos em geral, utilizando a língua dos indígenas.

PEQUENO DICIONÁRIO TUPI:

ITA: pedra 
Í OU IG: água
OCA: casa
CAA: mata
PIRA: peixes
AÇU: grande
MIRIM: pequeno
UNA: preto
TINGA: branco
JUBA: amarelo
PITANGA: vermelho

O Brasil é rico em topônimos indígenas, principalmente no nordeste.
Por exemplo:
PIAUÍ: significa- rio do peixe
ITAPEMIRIM: significa- pedra pequena
CAATINGA: mata branca
PIRITUBA: região dos peixes
ITAPAJÉ: feiticeiro da pedra
CEARÁ: -do tupi- siri-ará. Que significa: terra onde canta a jandaia.





domingo, 8 de maio de 2016

Timburí

Características


  O Timburí é uma espécie arbórea que cresce entre 20 e 35 metros, seu nome científico é Enterolobium contortisiliquum e pertence a família Febaceae-Mimosoideae. Seus biomas são Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado.


 


É dotada de copla ampla e tronco com 80 a 160 centímetros de diâmetro, revestido por casca fina de cor acinzentada com ritidoma lenticelado e levemente estriado.

                    Aspectos Ecológicos  


Planta decídua no inverno e que não produz sementes todos os anos. Floresce a partir de meados de setembro, prolongando-se até novembro. Ela cresce em áreas secas e áreas úmidas e não está ameaçada de extinção.

A maturação dos frutos ocorre durante os meses de junho e julho, entretanto permanecem na árvore mais alguns meses. 
Locais de origem: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Madeira

A madeira é leve, macia ao corte, grã direita para irregular, é pouco resistente e medianamente durável, com alburno diferenciado.

Folhas

As folhas são alternadas espiraladas, estipuladas, compostas bipinadas, com 2 a 7 jugas, foliólulos lanceolados a oblongo-elípticos ou ovalados, glabros, de 1 a 1,5 centímetros de comprimento.




Flores

Suas flores são brancas, dispostas em umbelas axilares.




Frutos

Fruto vagem negra, contorcida e indeiscente, com sementes duras e amareladas.





Nome: Esther Oliveira




domingo, 1 de maio de 2016

                                                                                                                               JACARANDÁ-MIMOSO                                                                                    

O jacarandá-Mimoso é uma árvore ornamental da família bignoniaceae, nativa da Argentina, Peru e sul do Brasil, encontram-se ameaçadas em seus habitats naturais.
É uma árvore perfeita para a arborização urbana, caracterizada pela sua rusticidade, floração decorativa e crescimento rápido.
Floração do Jacarandá-Mimoso
  É amplamente utilizada no paisagismo, decorando pátios ou jardins públicos ou não,bloqueando moderadamente a luz do sol.

 No inverno,o jacarandá-mimoso perde as folhas que dão lugar a sua linda floração na primavera. A floração se prolonga por toda primavera e começo do verão.
 
                                              Os frutos surgem no outono,são lenhosos,e contém inúmeras pequenas sementes.

 A Madeira do jacarandá-mimoso utilizada no interior de um
fusca de uma versão mais antiga e luxuosa.

 Sua madeira é de ótima qualidade.                             É utilizada,por exemplo, na indústria de móveis, e em aplicações no interior de carros de luxo.

A árvore se adapta em diversos climas, mas aprecia o clima subtropical. Quando nova, não tolera o frio excessivo, porém fica resistente ao frio com o tempo. Não precisa de manutenções. É resistente à poluição urbana moderada e à maioria das enfermidades. Se multiplica através das sementes.

Ellen Chagas.                  

terça-feira, 26 de abril de 2016

A carta de Pero Vaz Caminha

A carta de Pero Vaz Caminha, é um dos primeiros registros do Brasil, onde conta detalhadamente a visão dos europeus ao chegarem aqui.
Uma das páginas da carta

Foi escrito que os índios foram bem recptivos, mesmo com suas características fisicas estranhas( pinturas e ossos ), eles ficaram e exploraram.
Nela é falada sobre os frutos e árvores desconhecidos na Europa, o modo estranho que falavam e o fato de não usarem roupas




Imagem


quinta-feira, 7 de abril de 2016

Pindorama


 


 Olá pessoal!   

Resultado de imagem para mapa do brasil em 1500
  Mapa do Brasil em 1500
Este blog se volta (obviamente) a geografia, mas falando especificamente sobre o Brasil. Espero que gostem.
      O mapa apresentado acima, é do Brasil no século XV, pois vamos falar um pouco sobre essa época pré e pós o '' Descobrimento do Brasil''.

                           A tribo Potiguara

Resultado de imagem para tribo potiguara  Este povo vivia na região nordeste( mais ou menos entre o atual Rio Grande do Norte, o Ceará, Pernambuco e a Paraíba). Falavam tupi-guarani, pescavam, além de cultivar sua própria comida e alguns animais. Mas nos séculos XVI e XVII, após lutarem aliados aos franceses e aos holandeses( contra os portugueses), muitos acabaram pegando doenças, como varíola, e morreram.
   

 

   Se gostou deixe sua pergunta ou comentário.

    Para saber mais clique no link abaixo. http://escola.britannica.com.br/











Fontes

Imagens



Informações do texto